Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Juiz Federal suspende leilão e mantém mutuário na posse do imóvel

"Os clientes, que tinham 15 dias para sair do imóvel, agora respiram tranquilos, pois conseguimos demonstrar a falha nos procedimentos adotados pela Caixa Econômica Federal."

há 7 anos


Na última sexta-feira, 07.07.2017, por meio de pedido de tutela antecipada, o Juiz da 4ª Vara da Justiça Federal de Florianópolis decidiu por suspender os efeitos da consolidação da propriedade e da venda direta, mantendo a mutuaria na posse do imóvel levado a leilão.

A autora, que adquiriu carta de crédito individual junto à Caixa Econômica Federal, teve seu imóvel arrematado por terceiro no início do ano de 2017, por atraso nas prestações avençadas.

Quando tomou conhecimento da venda, ingressou com ação de anulação da consolidação da propriedade, uma vez que não tinha sido intimada para purgar a dívida.

Simultaneamente, o terceiro arrematante ingressou com ação na justiça estadual, requerendo a imissão da posse do imóvel, que foi deferida pelo juiz estadual da Comarca de Palhoça.

“Infelizmente o juiz estadual deixou de verificar a necessidade de suspensão do processo que imitia o arrematante na posse do imóvel. A venda apresenta vícios gritantes, e essa decisão não deveria ter sido tão precoce”, afirma a advogada que defende os mutuários que perderam o imóvel, Dra. Paula Farias.

Uma vez comprovado que o banco deixou de intimar a autora no endereço correto, o juiz federal decidiu por meio de tutela de urgência suspender os efeitos da consolidação e por manter a autora na posse do imóvel, enviando notificação ao juiz estadual da presente decisão.

“Foi com grande satisfação que recebemos a importante decisão do magistrado federal. Os clientes que tinham 15 dias para sair do imóvel, agora respiram tranquilos pois conseguimos demonstrar a falha da Caixa Econômica nos procedimentos adotados”, conclui Dra. Paula Farias.

FONTE: Leia a decisão na íntegra

  • Sobre o autorPaula Farias Advocacia - Direito Imobiliário
  • Publicações48
  • Seguidores63
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1237
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-federal-suspende-leilao-e-mantem-mutuario-na-posse-do-imovel/477025713

Informações relacionadas

Petição Inicial - TJSP - Ação de Anulação de Consolidação de Propriedade com Pedido de Liminar de Manutenção de Posse - Procedimento Comum Cível - contra Banco Bradesco

Correio Forense
Notíciashá 5 anos

Justiça anula arrematação de imóvel levado a leilão para garantir a quitação de débito trabalhista

Renan Bernardes, Advogado
Artigoshá 7 anos

Leilão de imóvel ocupado

Raquell Almeida, Advogado
Artigoshá 3 anos

É possível anular um leilão judicial após a expedição da carta de arrematação?

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 2 anos

33. Arrematação Perfeita, Acabada e Irretratável e Ação Autônoma do § 4º do Art. 903 do Cpc

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)